quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pero Soares: porque gostar?

Muitos não saberão, ou pelo terão pouca noção das muitas curiosidades e particulariedades da aldeia de Pero Soares. É que apesar de ser uma pequena aldeia tanto a nível geográfico como populacional, Pero Soares oferece-nos vários motivos para ser uma aldeia referência para os seu habitantes e /ou descendentes. E assim por alto posso enumerar algumas razões para comprovar o que escrevo:
*Razão histórica: Pero Soares tem uma participação activa na história mundial como facilmente se comprova pelo miradouro romano junto á barragem , construido para fins militares sendo utilizado como posto de vigia , acautelando eventuais ataques avançados desde o vale do Mondego. Para além disso temos também a estrada romana que liga Pero Soares até a ponte de Pero Soares(mais tarde falaremos nesta ponte).




E também as invasões francesas deixaram a sua marca na nossa terra como se pode comprovar pelo miradouro que ainda hoje existe entre a fronteira do Chãos com Pero Soares. Nesse local encontra-se uma mesa que contém o mapa da região, utilizada para definir estratégias militares.

*Razão politica: Há poucos anos atrás Pero Soares foi considerada a aldeia mais sociaista do País e por tal António Guterres , então candidato do PS ao cargo de Primeiro Ministro(viria mesmo a ganhar), fez de Pero Soares ponto de passagem durante a sua campanha pelo país. Esse facto trouxe grande número de órgáos de imprensa á nossa aldeia , onde António Guterres acabaria por fazer também um comicio, que passou em directo nos 4 canais de televisão, o que fez de Pero Soares a aldeia mais importante do País nesse dia.

* Razão geográfica: Por se encontrar num vale , Pero Soares oferece aos seus habitantes variadas opções de lazer e/ou trabalho(falo em especial de agricultura e pecuária) já que tem na sua área circundante montanha, rio e barragem. Para além disso encontra-se a escassos minutos da zona urbana, o que é bastante importante.




* Razão climatérica : juntando á localização geográfica o facto de termos um clima moderado oferece a Pero Soares grande variedade de opcções no que respeita á prática da agriculteura. Refira-se que Pero Soares é uma das poucas aldeias que tem grande produção de cereja, castanha , azeitona, entre outras. Isto tudo em simultâneo. Noutras aldeias próximas apenas encontramos um único tipo de produção. Por exemplo na zona de Tinta, Corujeira, Videmonte não há cereja nem azeitona, e por exemplo na zona de Aldeia Viçosa , Porto da Carne não há castanha, por exemplo. Por isso Pero Soares (juntamente com Mizarela e Vila Soeiro ) é das poucas aldeias com condições para todo o tipo de produção.

* Razão recreativa : devido á proximidade com rio, barragem , montanha , Pero Soares oferece grandes condições para a prática de caça, pesca, btt, caminhadas, natação, entre outros. Note-se no entanto que existe enorme desinteresse pelas entidades locais em fomentar este e outro tipo de actividades. E dou como exemplo a actuação da pseudo-Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Pero Soares que em anos de existência ainda não promoveu uma única actividade , aproveitando desse modo todas as potencialidades da aldeia.

*Razão religiosa : Pero Soares tem grande tradição religiosa e grandes símbolos religiosos , ainda que alguns em grande estado de decadência, devido ao desleixo, da Junta de Freguesia local, e refiro-me em especial á capela que existia na zona das quintas que está praticamente desmoronada. Para além disso tentam-se manter vivas grandes tradições como a festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário, Missa do Galo, Mês de Maria, Missa e Procissão de Velas de Encerramento do Mês de Maria, entre outras. Aproveito também para neste caso para deixar uma palavra á actual comissão fabriqueira que tem feito um excelente trabalho, e também agradecer a excelente colaboração do pároco actual da nossa freguesia.

*Razão geológica : Muitos não saberão mas a zona do Caldeirão foi durante bastante tempo, completamente desbravada em busca de volfrâmio e outros minerais . Essa busca custou inclusive a vida a algumas pessoas. Mais tarde tentaremos falar mais sobre a importância deste minério em Pero Soares, na altura.

*Razão arquitectónica: existem grandes marcos na nossa aldeia de arquitectura histórica. Desde o estilo românico ao barroco, são vários os marcos deixandos ao longo de décadas de história. Não sou perito na matéria , mas prometo informar-me e aos poucos dar-vos conta, um a um destes símbolos da nossa aldeia, do nosso país do nosso Mundo.




*Razão principal: a razão pricipal para se gostar de Pero Soares é que não são precisas razões para se gostar de Pero Soares. Gosta-se porque sim. Quem ama o sossego , o contacto com a Natureza e a boa qualidade de vida tem todas as razões para gostar de Pero Soares. E é meu profundo desejo ver regressar alguns que partiram, basta para isso melhores incentivos, de quem tem o dever de o fazer.

1 comentário:

  1. Porquê gostar de Pêro Soares? Porquê gostar deste lugarejo, que apesar destas razões, parece continuar parado no tempo? Porquê gostar de um local onde os responsáveis parecem ter caído de paraquedas? onde os que poderiam desenvolver e melhorar se limitam a serr PSEUDO qualquer coisa? Alberto Caeiro diria que : "Porque quem ama, nunca sabe porque ama" simplesmenente ama-se(digo eu).... e tanto que acaba por entranhar-se!!! talvez a culpa seja do granito que continua lá... sempre ano após ano... decada atrás de decada... como um grande amigo.... que sempre estará lá... aundo precisarmos de uma casa!!! ou talvez a culpa seja do rio.... de onde tenho tão boas recordações.... local de encontro e divertimento...ou ainda dos tantos cantos,cheios de histórias, outras vidas e muitos encantos,e também onde podemos reflectir, por a cabeça em ordem!!!

    Por isto tudo... não tenho vergonha de dizer que GOSTO!!! gosto deste cantinho escondido no vale!

    Espero que possamos finalmente unir-nos e fazer o sol brilhar novamente!

    bjk

    ResponderEliminar