segunda-feira, 1 de junho de 2009

fogueira de Natal










" A tradição já não é o que era..." ... esta é uma frase que tem ganho uso com cada vez maior frequencia. No entanto há quem ainda tente preservar algumas tradições. E quem me conhece sabe que uma das tradições que mais me agrada é a fogueira de Natal, ou o "madeiro" como alguns lhe chamavam. Em Pero Soares a fogueira de Natal , apesar de tradição forte na aldeia, chegou a deixar de se fazer durante 1 ou 2 anos. No entanto meia dúzia de garotos com idades a rondar os 10 anos (sendo eu um deles) resolveram um dia pôr mão ao trabalho e fizeram uma pequena fogueira de Natal, juntando para o efeito algumas tábuas velhas de uma casa em ruínas e alguns molhos de lenha míuda. E nesse ano lá se fez de novo a fogueira de Natal em Pero Soares. Era em tamanho reduzido mas o que contava era a intenção.




E essa iniciativa dos jovens de então foi o inicio para a retoma de tão antiga tradição na nossa aldeia. A partir desse ano a fogueira foi aumentando tal como a idade daqueles garotos, e hoje em dia já se pode dizer que não há Natal em Pero Soares sem fogueira de Natal.




Pena é que a aderência na altura de ajudar ainda não seja a esperada mas , pelo menos para mim, ver o povo reunido em volta da fogueira , já é recompensa suficiente.




Aqui ficam algumas fotos da fogueira de 2008 e prometo neste ano aqui deixar noticias da jornada de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário