quarta-feira, 3 de junho de 2009

Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário















Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário : é esta a altura do ano que se regista em Pero Soares maior movimentação de pessoas. Uns anos mais outros menos, mas a verdade é que ao longo dos anos e apesar das dificuldades a tradição tem-se mantido. E mantém-se muito pelo perseverança e dedicação das comissões de festa nomeadas. E , salvo raras excepções, todas elas têm tentado fazer a melhor festa possível. No entanto, ainda há na nossa aldeia quem não aceite fazer a festa e isso é algo que não consigo compreender. Eu , que já tive o prazer de ser 2 vezes nomeado, entendo que ser mordomo, não é um fardo mas sim um grande orgulho. E por mais difícil que seja organizar a festa, nada é mais gratificante que chegar ao fim e ver os resultados de todo o trabalho de um ano.





Por isso gostava de deixar aqui um apelo aos futuros mordomos: não tenham receio ou falta de vontade em fazer esta festa que só dignifica a nossa aldeia. Durante a festa deste ano , andava pelo meio das pessoas e por acaso ouvi uma conversa que me deixou bastante orgulhoso. Duas pessoas de uma aldeia vizinha comentavam uma com a outra : " estes gajos de Pero Soares , são lixados... são poucos mas bons". Ao ouvir aquilo fiquei bastante orgulhoso, não por ser mordomo, que não era. Mas fiquei orgulhoso por eles , por ver reconhecido todo o trabalho que tinham tido durante o ano. E orgulhoso porque ainda vai havendo pessoas como eles , como eu, e como outros que não se importam de dar três ou quatro dias por ano para pensar, organizar e oferecer a todos a festa da aldeia.





Vejo também com grande agrado que pessoas que não nasceram na aldeia , mas que por matrimónio com pessoas da aldeia, vieram a ser nomeadas para mordomos e também eles têm vindo a cumprir , e fazendo a festa como se naturais de Pero Soares se tratassem. O meu obrigado também para essas pessoas.





Dizer também que esta festa junta o sagrado ao profano, oferecendo momentos religiosos para os mais devotos e grandes momentos de convivio para todas as pessoas da aldeia e não só. Aliás , o saber receber, sempre foi e será premissa fundamental das gentes de Pero Soares. Por isso nesta festa todos foram, são e serão Benvindos.





Deixo por fim algumas fotos de momentos importantes da festa deste e de anos anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário