quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dia do Corpo de Deus

Para muitos o dia do Corpo de Deus é dos mais importantes momentos religiosos , presentes no calendário nacional. Associado a este dia encontramos um certo número de tradições que pelos mais variados motivos começaram ao pouco a entrar em desuso. Entre essas tradições , destaque para o enfeite das ruas da freguesia com flores formando um belo tapete para a procissão, para as colchas penduradas nas janelas, e para o facto de o pároco sair á procissão debaixo do pálio e segurando nas mãos o "Corpo de Cristo". Em Pero Soares , tal como em muitas aldeias , muitas destas curiosidades estavam já esquecidas, no entanto este ano foi feito um esforço de as trazer de novo á vida.



Assim, com a ajuda de mais algumas pessoas , a comissão fabriqueira e mordomas da igreja procederam á recolha das flores e plantas e dia 11 de Junho bem cedinho iniciaram a árdua tarefa da decoração das ruas da aldeia. Tarefa árdua e demorada que sem o importante auxílio de alguns voluntários mais complicada seria. Fica desde já o apelo para que esta bela tradição se mantenha e que para o ano mais pessoas se prontifiquem a ajudar na hora da decoração das ruas . Muito mais fácil se tornará se todos ajudarem. Portanto o lema para o ano será "mais flores, mais mãos, ainda... mais bonito".



A complementar o efeito floral , surgiram de várias janelas inúmeras colchas de renda, de seda e de vários feitios e cores. Sem dúvida que o efeito final é apelativo e bonito acima de tudo.



Dizer ainda que a missa teve uma agradável participação mas acredito que mantendo o ritmo e as tradições , para o ano mais concorrida será a Eucaristia e a singular profissão que é sem sombra de dúvidas um momento marcante e o mais esperado do dia.



Deixo por fim mais algumas imagens e alguns vídeos do dia de hoje, mostrando que não só de festas profanas vive o homem e que também nos momentos religiosos se pode encontrar aquele encanto que nos reforça o gosto por viver na aldeia e em especial ... nesta aldeia.



Um obrigado a quem teve a ideia de retomar estas iniciativas e um obrigado também a quem ajudou a concebê-las.















A decoração estava presente em todas as ruas por onde passou a procissão.

Colchas de várias cores e feitios nas janelas das casas deram um outro efeito ao dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário