segunda-feira, 1 de junho de 2009

Made in Pero Soares

Muito se vai falando em patriotismo por tudo quanto é sítio, mas não raras vezes, a palavra vem acompanhada de um sentido oco. Diz-se ser patriota sem saber-se, ou ter-se sequer ideia do que é ser patriota. Para muitos ser patriota é única e exclusivamente , ser melhor que os outros, tentar ser melhor que os outros ou querer provar que se é melhor que os outros. Nada mais errado.
Há também os casos em que esses chamados patriotas , só o são , ou dizem ser, quando é fácil sê-lo. E refiro-me em concreto a casos em que essas pessoas são naturais de locais de alguma forma maiores ou mais priveligiados que os demais circundantes. Nesses casos, e na maioria das vezes esse pseudo-patriotismo aparece revestido de tons xenófobos altamente reprováveis.
Ora na minha maneira de ver as coisas, ser patriota é defender o que é nosso sem prejudicar ou denegrir o que não é. É valorizar o que é nosso sem tentar tirar mérito ao que não é. E por fim ser patriota é também saber reconhecer quando somos inferiores em alguma coisa e então tudo fazer para melhorar , se possível. Se não for possível, é também de um patriotismo assinalável, aceitar que se tem o que se pode ter, e aquilo que se tem será sempre o melhor, ainda que não o seja para os olhos de outros, patriotas do que é deles claro está. E trago aqui á memória uma frase bastante usada e antiga e que tão bem explica as minhas últimas linhas : " somos poucos mas bons".
E é com base neste conceitos patrióticos que nasce espaço dedicado á minha aldeia, á minha pátria Pero Soares. Aqui tentarei decifrar história, relatar o presente e indagar sobre o futuro. Escrevo na 1ª pessoa do singular, mas espero que leiam na 1ª pessoa do plural, porque farei minhas as palavras de várias pessoas desta aldeia. Pessoas que aos poucos se tentam libertar dos apertados estrilhos de um regime local pseudo-democrático com ares tipicamente monárquicos.
Espero que acompanhem este nosso e vosso espaço e que o façam não só como leitores mas também como participantes. Tentarei mantê-lo o mais actualizado possível.
Espero fazer deste espaço um ponto de encontro de pessoas que tal como eu , estejam onde estiverem , exibem sempre e com orgulho , a etiqueta " Made In Pero Soares".

Sem comentários:

Enviar um comentário