segunda-feira, 8 de junho de 2009

A nossa História

Não sou historiador , nem nunca foi minha ambição fazer de tal área, projecto de vida ou pelo menos hobbie. As poucas noções que tenho provêm do que captei nas aulas da referida disciplina nos tempos de estudante. E devo confessar que esta não era uma das que me mereciam mais atenção. No entanto arrisquei-me a fazer uma pequena pesquisa na mais multi funcional ferramenta dos nossos dias: a Internet. E correndo o risco de algum lapso de interpretação, de lá retirei dados suficientes para relatar superficialmente a história da fundação de Pêro Soares e a origem de seu nome. Quem sabe um dia com ajuda de pessoas com melhores aptidões e habilitações na matéria não conseguiremos levantar mais a fundo toda esta história . Por enquanto aqui deixo estes pequenos dados:
No ano de 1160 nascia no reino de Portugal , Soeiro Viegas "Coelho" ( ganharia o nome Coelho mais tarde por actos de bravura em combate, e alegadamente por gostar de atacar os inimigos furando túneis em direcção aos refúgios onde estes se encontravam), bisneto de Egas Moniz . Alguns anos mais tarde o rei D. Sancho II nomeá-lo-ia como 2º alcaide e senhor das Terras da Guarda. Aí instalado resolveria fazer-se dono de umas terras junto ao Mondego e muito perto de um mais importantes postos de vigia de então denominado "Vide Mundo" , hoje Videmonte. A essas terras onde se instalou Soeiro Viegas Coelho dar-se-ia o nome de Vila de Soeiro (Vila Soeiro). Mais tarde resolveria dar semelhante porção de terreno do lado oposto do rio ao seu filho mais velho de seu nome , Pêro Soares Coelho, para ali se instalar juntamente com sua futura descendência. E daí vem o nome da nossa aldeia , do nome do seu primeiro fundador Pêro Soares Coelho.
Ficariam também marcados pela História outros nomes da descendência de Soeiro Viegas Coelho, tais como:
- Estêvão Peres Coelho ( sobrinho de Pêro Soares) trovador medieval e nome importante das "cantigas de amigo".
- Nicolau Coelho - comandante na Nau Bérrio na expedição de Vasco da Gama na descoberta da Índia e comandante da Nau Faial quando acompanhou P.A. Cabral na descoberta do Brasil. há até relatos que teria sido o primeiro português a pisar terras de Vera Cruz.
- Duarte Coelho - donatário da companhia de Pernambuco e fundador da vila de Olinda .
- Pêro Coelho - um dos conselheiros do Rei D. Afonso IV, por alturas da tragédia inesiana (Inês de Castro; também por isso D. Pedro perseguiria durante algum tempo todos os portadores do apelido Coelho tendo alguns inclusive sido obrigados a mudar de nome para fugir á ira de D. Pedro)

E pronto aqui ficou uma breve ideia das origens de Pêro Soares . Talvez quem sabe um dia se possa fazer uma árvore genealógica e se possa descobrir se ainda haverá em algum de nós ADN de Pêro Soares Coelho ou até mesmo de ... Egas Moniz, figura de relevante importância na História de Portugal e tetra-avô do fundador de Pêro Soares.

1 comentário:

  1. Meus parabens adorei o relato seu a respeito da historia.
    Estive conhecendo Portugal a dias atraz, no qual finalmente conheci a aldeia em que meus pais nasceram e moraram, Vila Soeiro, nunca imaginei que essas terras eram tao lindas, como todas as aldeias ao redor , passei somente 10 dias, mas que valerem por anos de espera.
    Meus parabens vc esta retratando muito bem a historia dessa terra MARAVILHOSA.

    ResponderEliminar