domingo, 23 de janeiro de 2011

Canto e Encanto do Mês- Dezembro

Chega a hora de vos falar então do Canto e Encanto do mês de Dezembro. Aqui estão eles:
Canto:
- Existe numa das paredes de uma casa da aldeia , uma pedra com uma cruz desenhada. Mas não é uma cruz normal. É a Cruz da Ordem de Malta. E a Ordem de Malta era uma organização internacional católica fundada no século XI na Terra Santa, durante as Cruzadas e que rapidamente se tornou numa Ordem Militar cristã encarregada de proteger e assistir os peregrinos. Ganhou o apelido de Ordem de Malta, devido ao facto de na altura em que os Cruzados começaram a ser derrotados e expulsos da Palestina , esta ordem instalou-se na ilha de Malta.




Em Portugal esta ordem chegou no reinado de D. Teresa , mãe de Afonso Henriques, por alturas de 1122, 1128. Esta, e mais tarde o filho concederiam ,a esta Ordem, terrenos para se instalarem e construírem conventos, como é exemplo o Convento do Crato.
Ao longo dos tempos foram várias as cruzes que representavam a Ordem de Malta e aqui ficam alguns exemplos.




Noutra imagem podemos ver , um elemento da Ordem de Malta, conhecidos como Cavaleiros Hospitalários. Ainda noutra imagem podem ver moedas com exemplos das cruzes da Ordem de Malta.




Hoje em dia a Ordem de Malta, ainda existe, e é uma organização humanitária internacional, funcionando quase como um governo soberano. Actua nos cinco continentes e presta auxilio a refugiados, sem-tecto, deficientes, crianças ou doentes terminais. Dirige hospitais e centros de reabilitação e possui cerca de 12.500 membros e mais de 80000 voluntários.
Voltando á nossa aldeia aqui fica a foto do Canto do mês. Uma pedra com a Cruz de Malta. Mais um pedaço de história na nossa pequena aldeia.















Encanto:
O encanto do mês de Dezembro será sempre o Natal e as suas tradições e em especial a fogueira de Natal. Uma tradição que chegou a perder-se durante alguns anos , mas que renasceu em força e ano após ano o madeiro regressa ao centro da nossa aldeia.


















E a noite de Natal ganha outro encanto quando , já pela madrugada se torram uns típicos enchidos nas brasas do madeiro. É claro que este manjar , não é para todos , uma vez que o cansaço não perdoa, e por esta hora, alguns dos que ajudaram a montar a bela fogueira dormem já um merecido sono. Mas nos dias seguintes o encanto mantém-se e os habitantes da aldeia , juntam-se perto das teimosas brasas aproveitando para mais uns dedos de conversa , junto dos últimos troncos que ainda amenam as baixas temperaturas que atacam a aldeia por estes dias. Vejam as fotos.

Sem comentários:

Enviar um comentário