domingo, 8 de maio de 2011

Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário 2011


Repetiu-se a tradição e no fim de semana de 6, 7 e 8 de Maio realizou-se novamente a Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário na nossa aldeia de Pêro Soares. Foram muitos os pontos de interesse e aqui damos conta de alguns. E como esta é uma festa essencialmente religiosa começo por mostra fotos dos andores e das procissões que se realizaram nos três dias da festa. Começo , claro, pela imagem do andor de Nossa Senhora do Rosário:

































































Depois para além da faceta religiosa houve muito mais para aproveitar durante estes três dias de festa. Começando pelo primeira dia , Sexta-feira, que para além da tradicional procissão das velas contou também com o já habitual churrasco e sardinhada com entrada livre para todos os interessados , isto antes do baile abrilhantado pela banda Onda Azul liderada por um descendente da aldeia de Pêro Soares, o Pedro Dionisio.

No Sábado, o dia começou cedo com a indispensável alvorada, e mais tarde seguir-se-ia a missa e procissão, um pouco antes da apreciada descarga de fogo, algo que continua a cativar a atenção de muita gente. Depois de um pequeno intervalo para o almoço, a tarde preencheu-se com a actuação de um grupo de cavaquinhos e pela movimentação em redor da quermesse . Já durante a noite grande baile abrilhantado pelo conjunto Radical, e um pouco depois da meia -noite chegou a hora da sempre entusiasmante descarga de fogo de artificio. A noite seguiu depois , durando o baile até altas horas da madrugada.

Já no Domingo, o programa era mais soft, preenchido apenas por missa e procissão e seguidas de algumas arrematações no largo da aldeia. Ainda assim, ao som de alguma música, a tarde passou-se mesmo por ali, entre uma cerveja e dois dedos de conversa.

Estão de parabéns os mordomos deste ano pela festa que proporcionaram e por não deixarem morrer a tradição. Aliás , como diria um dos mordomos deste ano, Pêro Soares mostra neste dia tudo o que tem de melhor, e provou-se que apesar de irem mudando as comissões de festa a festa não acaba. Isto porque também os mordomos contam ano a ano com a ajuda de vários outros habitantes da aldeia. E tal não será diferente para o ano que vem. Fiquem com mais algumas imagens.
















Sem comentários:

Enviar um comentário