sexta-feira, 18 de março de 2011

Canto e Encanto do Mês - Março





Canto e encanto do mês de Março




Encanto:

Encanto: O mês de Março é o mês de abertura da pesca á truta e como tal é um mês de muito encanto para os pescadores da aldeia, que esperavam á meses por esta altura. Podendo escolher entre a aventura da pesca na barragem ou arriscar-se no rio os pescadores vão povoando por estes dias quer um local quer outro. Mas, na verdade nada melhor que tirar uma truta selvagem do rio Mondego. Para além das trutas outras espécies podem-se também encontrar no nosso rio como bogas e bordalos, e na barragem há também bogas e percas, mas estas espécies aparecem mais para o inicio do Verão. Fiquem aqui com fotos de uma truta tirada no nosso rio. E este é o verdadeiro encanto do mês de Março.






















Canto

O canto de mês de Março é visível de longa distância , embora nem toda a gente se aperceba dele. Falo-vos do Alto das Urgas. O Alto das Urgas é uma encosta junto á barragem do Caldeirão. Foi assim designado por ser, quase por completo, coberto por urgas ou urzes. As urzes são uma planta que é abundante em várias serras do Norte de Portugal e também na ilha da Madeira. Não sei se por coincidência ou não há uma zona em Pêro Soares, junto ao Alto das Urgas, a que os antigos davam o nome de Funchal.




Como a urze é uma planta que alastra e se espalha pelos terrenos onde nasce, impedindo o crescimento de outras espécies, o cenário que criam na altura da floração é espectacular. Em Pêro Soares podemos encontrar duas espécies de urzes : as brancas em pouca quantidade e as lilazes em grande quantidade no Alto das Urgas. Na altura da floração toda aquela encosta por cima da estrada torna-se lilaz. Fiquem com algumas imagens que infelizmente não mostram com qualidade a cor que estas plantas dão ao Alto das Urgas e a Pêro Soares.

Sem comentários:

Enviar um comentário