quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Canto e Encanto do Mês - Setembro















Canto e Encanto do mês de Setembro










Ora Setembro está já no seu final e não poderíamos deixar de revelar aqui o "canto e encanto " do mês. Então começemos pelo canto:






CANTO:
Devido ás cheias causadas pelas chuvas de Inverno , gerou-se nos últimos anos um fenómeno interessante na aldeia de Pêro Soares. A força da água é tanta e o caudal enorme que a água transborda as margens do rio e vai levando tudo á sua frente. Ora , para quem conhece , junto ao antigo lagar , por alturas das cheias o rio chega a ter o triplo da largura e , mais tarde quando as cheias acabam fica á vista , paralelamente ao rio que corre agora mais calmo, um rio seco feito de pedras e paus. Nesta foto podem ver também lá ao alto á aldeia de Pêro Soares que assiste de cadeirinha a todos estes fenómenos. É então este rio seco, desconhecido por muitos , o "canto" do mês de Setembro.










ENCANTO:


Ora Setembro rima normalmente com colheitas e em Pêro Soares não é excepção. É certo que a agricultura está muito abandonada , mas em escala reduzida esta é uma altura de colheitas. Já lá vai o tempo em que por exemplo esta era uma altura em que várias famílias colhiam as uvas para nos seus lagares privados fazerem o chamado vinho "morangueiro", e mais tarde fazerem a sua própria aguardente nas alguitarras próprias ou emprestadas . E até a própria jeropiga era bastante produzida na nossa aldeia. Agora já são poucas as pessoas que têm produção de uva e são apenas para consumo de mesa.

No entanto esta é uma altura de colheita das maçãs , das peras ou dos figos. Também é a altura das amoras silvestres, das abóboras e dos marmelos , tudo utilizado na confecção dos doces tipicos da nossa região. Quem nunca provou uma mão cheia das deliciosas amoras que dão nova cor aos chatos silvados.

Como tal , todos estes frutos são o "Encanto" deste mês. Ainda que em dose cada vez mais reduzida.

Sem comentários:

Enviar um comentário